FICHAMENTO PLAT O
1. Registro de dados bibliográficos
2. Tema
PLATÃO. A República. 3ª Ed. São Paulo: Martin Claret Ltda., 2000.
Platão preocupado com o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade tentou nos mostrar os elementos primordiais que um Estado deveria possuir para que este pudesse ser ideal com o conceito de justiça.
Faz uma crítica a educação dos cidadãos feita pelos poetas e filósofos através dos poemas de Homero.
Sócrates, dialoga com Glauco a respeito das diferenças de gênero quanto aos guardiões das cidades, sobre a família e a criação dos filhos e sobre a posse de bens.
É retratado também a preparação do filósofo necessária para que ele possa governar, determinando as qualidades necessárias a eles. Além disso, ele fala sobre a ideia do bem.
O livro mostra o processo de formação dos filósofos, e fala sobre a educação ao qual todos devem receber.
O livro comenta as formas de governo e nos passa a idéia de que para sermos feliz plenamente se faz necessário a justiça (que as pessoas sejam justas). Por último, o livro traz um diálogo entre Sócrates e Platão a respeito de uma visão da sociedade, das influências do cotidiano, do que é certo e errado ou junto e injusto.
3. Conteúdo fichado
Livro I – Sócrates
“-Que é justo restituir a cada um o que se lhe deve.” (p. 16)
“Mas, quer tanto a estes sentimentos, quer tanto aos relativos aos parentes, há uma só e única causa: não a velhice, ó Sócrates, mas o caráter das pessoas. Se elas forem sensatas e bem dispostas, também a velhice é moderadamente penosa; caso contrário, ó Sócrates, quer a velhice, quer a juventude, serão pesadas a quem assim não for.” (p. 13-14)
“- Ó Céfalo, penso que a maior parte das pessoas ao ouvir-te essas afirmações, nãos as aceita, mas supõe que suporta bem a velhice, não devido ao teu caráter, mas por possuíres muitos haveres. Pois os ricos têm, diz-se, muitas