Revitalização
A revitalização de uma determina área, no âmbito do urbanismo e do planejamento urbano, consiste na requalificação de áreas abandonadas, semidestruídas com potencial de intervenção a fim de se objetivar a restruturação, requalificação ou uma reabilitação funcional de um determinado local ou uma edificação com planejamento em cima de uma realidade já existente, com característica já especificas, visando retomar, acrescentar ou alterar alguns determinados tipos de uso e funcionalidade assim promovendo um maior desenvolvimento seja ele econômico, de melhoramento da qualidade de vida entre outros da população local.
Locais mal utilizados acarretam em um grande obstáculo para o desenvolvimento da cidade e até para as regiões próximas, procurando assim se encontrar uma melhor forma de uso para aquele local, proporcionando assim vários fatores benéficos, podendo afirmar, que revitalização urbana traz melhorias a locais que por algum motivo não se está conseguindo potencializar ao seu máximo.
Com isso, esse trabalho tem como objetivo principal a revitalização urbanística, desenvolvendo o projeto em nível de estudo preliminar, do perímetro urbano da BR 262 da cidade de Ibatiba-ES, local de grande importância não somente para o estado, mas para o país, por ser uma rodovia de relevância no cenário nacional. Com a intenção de proporcionar um maior desenvolvimento ao local, com melhorias na qualidade de vida aos seus moradores e resgate de valores históricos.
A cidade de Ibatiba possui cerca de 22.366 habitantes de acordo com o ultimo CENSO 2010 e teve como principal motivo de desenvolvimento local o fato de ser cortado por uma rodovia federal a BR 262. Com um enorme potencial que pode ser explorado neste trecho da BR, levando em consideração a grande visibilidade que este local proporciona e a atual situação que se encontra, sem serem dadas as devidas importâncias de ser explorada ao máximo a potencialidade que a BR possa oportunizar.
Com base nesses