Filosofia e a História da Grécia
A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA GRÉCIA
ANALISSA HAGA
ANA LAURA SILVA
RAFAEL BRAMBILLA
Licenciatura em Educação Física
ADAMANTINA-SP
2014
A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA GRÉCIA
Trabalho Acadêmico da disciplina de Filosofia e História da Educação como requisito para aprovação na disciplina sob orientação da Prof. Maristela Gonzales Barusso
ADAMANTINA-SP
2014
RESUMO
A filosofia (amor a vida) deriva da Idade Antiga, com conceitos abstratos e subjetivos que impulsionam a ciência e progresso das áreas de conhecimento, artes, literatura e música; objetivando conhecer a natureza, o ser humano, o universo e suas transformações. Seu início se deu na Grécia há mais de dois mil e quinhentos anos, a criação do teatro, o estudo da História, Matemática e Artes pelos gregos foram subsidiados pelo conhecimento da filosofia em escolas pré-socráticas, socráticas e helenísticas onde nasceram idéias variadas e algumas prevalecem atualmente.
Palavras-chave: Filosofia, Conhecimento, Grécia, Filósofos
Introdução
Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer à religião, à revelação, à autoridade ou à tradição. Além disso, também eram professores que ensinavam seus discípulos a usar a razão e a pensar por si mesmos. Eles os encorajavam a discutir, argumentar, debater e propor ideias próprias. Foram os primeiros a desenvolver teorias científicas da natureza. (Oliveri, 2006)
Existiram várias escolas filosóficas cada uma com uma linha de raciocínio diferente, assim existem quatro fases da filosofia grega: período pré-socrático, socrático, pós-socrático e helenístico; marcados por filósofos com pensamentos divergentes e pelas características distintas das fases, que serão brevemente apresentadas neste trabalho.
História e a filosofia da Grécia
A Grécia se divide em períodos: