revisão tecido nervoso.
Neurônios unipolares - possuem um corpo celular e um axônio. Não são muito frequentes e constituem, por exemplo, as células sensoriais da retina e mucosa olfatória.
Neurônios bipolares - possuem um dendrito, um corpo celular e um axônio. São frequentes nas estruturas sensoriais (retina, mucosa olfatória).
Neurônios pseudounipolares - possuem um corpo celular e somente um prolongamento, que se comporta como dendrito em uma de suas porções e como axônio na outra porção. Um exemplo típico deste tipo é representado pelos neurônios sensitivos dos gânglios sensitivos da medula espinal, responsáveis pela condução de impulsos nervosos de teto, pressão, calor frio etc.
Neurônios multipolares - possuem um corpo celular, vários dendritos e um axônio. Constituem a maioria dos neurônios do tecido nervoso. 2. DEFINA OS SEGUINTES TERMOS: TELODENDRO, NÓDULO DE RANVIER, PERICÁRIO, FIBRA NERVOSA MIELÍNICA E AMIELÍNICA.
Telodendro: porção final do axônio.
Nódulo de Ranvier: A não continuidade da bainha de mielina forma espaçamentos isentos de mielina.
Pericárdio: parte do neurónio onde se encontra o núcleo e demais organelas, é o corpo celular.
Fibra nervosa mielínica: são axônios em grande calibri, indicando que há um grande número de voltas de bainha de mielina.
Fibra nervosa amielínica: são axônios de pequeno diâmetro, que são envolvidos somente por uma única dobra de mielina.
3. CITE AS FUNÇÕES DAS CÉLULAS ASTRÓCITOS, OLIGODENDRÓCITOS, MICRÓGLIA, CÉLULAS EPENDIMÁRIAS E CÉLULAS DE SCHWANN.
Astrócitos: sustentação e a nutrição dos neurônios. Oligodendrócitos: formação, e manutenção das bainhas de mielina dos axônios, no SNC. Micróglia: consiste em macrófagos especializados, capazes de fagocitar, que protegem os neurônios. Células ependimárias: responsáveis pelo revestimento simples dos ventrículos, revestem também o canal central da medula espinhal. Células de schwann: produz a mielina que