Revisão relações internacionais
Aula 6 – Relações Internacionais
Nesta aula, você será apresentado ao sistema internacional de comércio e a uma das principais OIGs da atualidade, a Organização Mundial de Comércio (OMC). Para isso, primeiro é preciso voltar ao pós-Segunda Guerra Mundial. A criação de uma organização para administrar o comércio internacional já fazia parte dos projetos da ONU, em 1945, ano de sua criação. Ela seria criada junto com outras organizações do chamado sistema de Bretton Woods, acordo pelo qual se pretendia reorganizar a ordem mundial pós-Segunda Guerra Mundial. Instituições como o FMI e o Banco Mundial foram criadas para, respectivamente, regular o sistema financeiro e prover liquidez à economia internacional, e ajudar os países a captarem recursos (a princípio os países destruídos pela guerra, depois os países desenvolvidos).
No caso do comércio internacional, os norte-americanos, principalmente, desejavam reduzir as tarifas alfandegárias que se elevaram excessivamente ao longo dos anos 1930.
ATENÇÃO
Lembre-se de que os Estados Unidos saíram da Segunda Guerra Mundial com sua capacidade instalada dobrada e precisavam de mercados para não entrar em uma nova recessão. Considerava-se que as políticas econômicas nacionalistas levaram ao estrangulamento das trocas internacionais e também à guerra (Gonçalves, 2002).
Por isso era necessário criar mecanismos de redução das tarifas e liberalizar o comércio. Uma organização do comércio, como se estava propondo, não foi aceita pelas elites americanas e por isso encontrou-se uma solução provisória: um acordo. O GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio teve a duração de 47 anos e foi responsável por oito rodadas de negociação entre as partes contratantes, com o objetivo de reduzir as tarifas e estimular o crescimento dos fluxos comerciais internacionais.
ANO
LOCAL
QUESTÕES
N° de PAÍSES
1947
Genebra
Tarifas
23
1949
Annecy
Tarifas
13
1951
Torquay
Tarifas