trabalho interdisiciplinar
Como diz Libânio: A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo. A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências. Entretanto, é a Pedagogia que pode postular o educativo, propriamente dito, e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas. Isto não quer dizer, todavia, que ela, por isso, passa ocupar lugar hierarquicamente superior às demais.
Cabe-lhe ocupar o seu devido lugar como Ciência da Educação. Completando, relata Libâneo, que a Pedagogia é responsável por integrar os enfoques das diversas ciências (sociologia, psicologia, etc.) em função de uma aproximação global e intencionalmente dirigida aos problemas educativos. Para o autor, a Pedagogia tem uma identidade e tem problemas próprios, tendo como campo de estudos os elementos da ação educativa e sua contextualização. O conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. A pedagogia tem dois aspectos fundamentais:
Aspecto filosófico: Esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação e