Revisão economia politica
Acreditavam que para ampliar a acumulação de capital era necessário reduzir o consumo de luxo e usar o excedente para investir na terra. Criação de um imposto de renda único.
Problemas em aberto: Ausência de uma teoria do valor, questão do excedente gerado apenas na agricultura, surgimento do lucro.
Acreditavam que a origem do excedente era pela agricultura.
Optaram por medir em quantidades físicas: como eram produtos agrícolas, a quantidade era a mesma.Ou usavam preços de mercado: é insatisfatório, pois os preços flutuavam de acordo com as safras. Distribuição do excedente: o produto social é o que é útil para a sociedade. O excedente é distribuído através da distribuição de renda. Quem tem mais capacidade de participação no excedente. Renda da terra: única forma de apropriação do excedente.Lucro: custo de produção. Trabalho produtivo é o trabalho agrícola, que gera excedente.Trabalho improdutivo são os outros. Destinos do excedente: Ampliar o consumo, além da subsistência. Aumentar a capacidade produtiva. Investir em máquinas, equipamentos, instrumentos. (Se perguntar da participação dos capitalistas no excedente, falar que eles tinham uma participação temporária, pois os arrendatários faziam um contrato com os capitalistas para conseguir os excedentes, se por acaso os capitalistas conseguissem reduzir os custos da produção que estavam nos contratos, os capitalistas ganham parte do excedente, mas isso só acontecia na duração do contrato, por isso temporária)
(Se perguntar sobre o tableau economique, falar que foi o primeiro esforço de fazer uma analise de uma economia global ao longo do tempo, os fisiocratas dividiram a sociedade em 3 classes: produtiva: arrendatários, capitalistas e assalariados rurais lembrando que são produtivos pois produzem excedente, estéril: são atividades não agrícolas, logo não geral excedentes -> manufaturas e classe dos proprietários de terra: absorvem todo excedente, não desenvolvem atividade econômica,