Revisão das demonstrações Contábeis
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIONE OLIVEIRA DOS SANTOS
REVISÃO: DEMONSTRAÇÕES E PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
VITÓRIA
2014
DIONE OLIVEIRA DOS SANTOS
REVISÃO: DEMONSTRAÇÕES E PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Espírito Santo como pré-requisito parcial de avaliação para a disciplina Analise das Demonstrações Contábeis.
Professor: Leonardo Dutra.
VITÓRIA
2014
1. Demonstrações Contábeis
1.1. Balanço Patrimonial
O que é?
O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática. (Iudícibus, S. 2010, p.02).
Para um melhor entendimento o Balanço Patrimonial é como uma fotografia de um de uma determinada data, sua finalidade é informar fidedignamente, quantitativa e qualitativamente a posição patrimonial e financeira da Empresa.
Para que serve?
Serve para o processo de tomada de decisões na empresa, como o Balanço tem finalidade de apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa, informar fidedignamente, e constar todas as informações quantitativa e qualitativamente, torna-se uma ferramenta de grande utilidade para o gestor, por isso tem que ser elaborada de modo que facilite o conhecimento e entendimento por terceiros.
Como ela é estruturada?
Conforme o art. 178 da lei nº 6404/76, “no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”. (Iudícibus, S. 2010, p. 02).
As contas devem ser classificadas pelo grau de liquidez, como podemos notar Ativo e Passivo primeiro registram-se as contas circulantes, e em seguida as não circulantes, também vale para os