Laboratório Contábil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Nome: Gustavo Mike Silva dos Santos
Matrícula: 201002129826
Nome: Luiz Carlos Pereira da Silva
Matrícula: 200602163148
Disciplina: Laboratório IV
Campus: West Shopping
Professora: Luciana Mattos
Empresa auditada: Makro Atacadista S.A
2013
Palavras chave: Controles internos e papéis de trabalho
1. Conceitos Básicos de Auditoria:
-Contextualização;
A expansão das empresas causou uma grande necessidade de criação de normas e procedimentos internos nos quais deveriam ter o devido acompanhamento, a fim de verificar se estes estão sendo seguidos corretamente pelos funcionários da empresa. Esta verificação é realizada pela auditoria Interna.
- Auditoria Interna;
A auditoria interna realiza a verificação de todos os processos da empresa, como: contábeis, administrativos e de produção, permitindo que a empresa realize um acompanhamento constante nestes processos, descobrindo erros e falhas as quais se originam de falhas do controle interno.
Temos, também, a visão de como teria ocorrido a criação do auditor interno, onde segundo Almeida (2009, p.29):
O auditor externo passava um período de tempo muito curto na empresa e seu trabalho estava totalmente direcionado para o exame das demonstrações contábeis. Para atender a administração da empresa, seria necessária uma auditoria mais periódica, com maior grau de profundidade e visando também as outras áreas não relacionadas com a contabilidade (sistema de controle de qualidade, administração de pessoal etc.).
Surgiu o auditor interno como uma ramificação da profissão de auditor externo e, consequentemente do contador.
- Diferenças básicas entre a auditoria interna e a auditoria externa
As técnicas utilizadas tanto pela auditoria externa, como pela auditoria interna, são as mesmas. A auditoria em geral procura voltar-se ao Controle Interno das empresas, pois iniciando pelo Controle Interno esta poderá realizar seus exames a fim de identificar possíveis falhas