REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA:SAÚDE DO IDOSO
CAXIAS-2012
VANESSA KELY MEDEIROS SILVA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO
CAXIAS-2012
1 INTRODUÇÃO
A população brasileira até 2025 será composta por idoso, tornando o Brasil o sexto país com o maior numero de idosos (OMS, 2001), tal fato se deve a inversão da pirâmide populacional tornando a base composta por jovens e adultos estreita e a extremidade larga que é formada por idosos. Com a mudança no perfil populacional fez-se necessário uma política para melhor assistir essa nova população, o Ministério da Saúde por meio do decreto 1.948/96 cria a Política Nacional do Idoso regulamentada pela através Lei 8.842/94, que dispõe sobre os direitos sociais ao idoso, cujo objetivo é proporcionar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS.
Envelhecer é uma das fases da vida mais delicada que necessita de cuidados permanentes. Segundo Meirelles (2000), entende-se que envelhecer é um processo que ocorre num cenário de profundas transformações biopsicossociais e que vai sendo construído ao longo da existência social.
A enfermagem geriátrica é uma nova área da saúde especializada no atendimento ao idoso. É necessária uma equipe multiprofissional com qualificação para prestação de cuidados aos idosos, onde o objetivo dos enfermeiros é atentar para necessidades básicas, à dependência e ao bem-estar do idoso. Tal colocação tem como base a assistência de enfermagem tanto na saúde quanto na doença.com vista nessa população foram desenvolvido estudos específicos para melhor compreender as suas necessidades.
É a enfermagem geriátrica que por ter um papel relevante na adaptação do ser humano frente ao envelhecimento que auxilia na autonomia, estimula o sentimento de auto- cuidado, ajuda os