REVISÃO BIBLIOGRAFICA DA ESPÉCIE
FACULDADE DE ENGENHARIA FLORESTAL
DEPARTAMENTO DE ENGEHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA DE ENTOMOLOGIA FLORESTAL II
TRABALHO DE REVISÃO BIBLIOGRAFICA DE AGENTES DE CONTROLE: ORDEM DIPTERA (PREDADORES E PARASITOIDES)
RAPHAEL RODRIGO DE ARRUDA E SILVA
THAIS CAROLINA FERREIRA
CUIABÁ – MT
JANEIRO DE 2014
RAPHAEL RODRIGO DE ARRUDA E SILVA
THAIS CAROLINA FERREIRA
AGENTES DE CONTROLE: ORDEM DIPTERA (PREDADORES E PARASITOIDES)
Docente: Prof. Dr. Alberto Dorval
Trabalho apresentado à disciplina Entomologia Florestal II, do departamento de Engenharia Florestal como parte da avaliação da disciplina para obtenção de nota parcial.
CUIABÁ – MT
JANEIRO DE 2014
SUMÁRIO
AGENTES DE CONTROLE: ORDEM DIPTERA (PREDADORES E PARASITOIDES)
RESUMO Conhecer as espécies e a incidência de inimigos naturais de uma região é de suma importância para adotar táticas de controle de pragas sem afetar o desenvolvimento dos insetos benéficos, principalmente quando se trata do Manejo Integrado de Pragas. No controle de moscas-das-frutas, um dos métodos mais adotados vem sendo o biológico, pois além de ser um controle racional ajuda a reduzir o uso de inseticidas. O objetivo deste trabalho foi comparar, quantitativamente, a população e a diversidade de parasitoides, como seus respectivos tefritídeos hospedeiros e índice de parasitismo em cultivo orgânico e convencional.
Palavras-chave: Controle Biológico. Fruticultura. Manejo Integrado de Pragas.
1. OBJETIVOS O principal objetivo deste trabalho foi conhecer as principais espécies de moscas-da-fruta e seus inimigos naturais (parasitóides) visando a futuros programas de controle biológico. O estudo foi realizado em pomares. As moscas foram coletadas com o auxílio de armadilhas, que consistiam de um recipiente de plástico (de 2 litros ou 600 ml), tendo em seu terço superior quatro furos laterais (não