Resumo Landfarming Stela
6389 palavras
26 páginas
2.3 BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS COM RESÍDUOSOLEOSOS
A biorremediação baseia-se na capacidade de alguns organismos
(microrganismos e/ou plantas) crescerem na presença de contaminantes, removendo estas substâncias devido à ação de seu metabolismo ou mesmo acumulando taiscompostos (VIDALLI, 2001).
O uso de microrganismos na biorremediação pode ocorrer por espécies autóctones, alóctones ou combinação de ambos, que através do metabolismo correspondente podem formar compostos menos tóxicos ou promoverem total mineralização do contaminante produzindo dióxido de carbono e água. Por ser uma técnica aplicada em diferentes tipos de ambientes, a biorremediação envolve diversas áreas do conhecimento humano como a Microbiologia, Engenharia, Ecologia, Geologia e Química (BOOPATHY, 2000).
De acordo com Ollivier & Magot (2005) existem alguns métodos aplicados à biorremediação para acelerar a biodegradação de hidrocarbonetos. Estes métodos podem ser divididos em bioestimulação e bioaumentação:
1. Bioestimulação: é definida como a melhoria dos fatores ambientais e, dentre eles, destacam-se o pH, o teor de umidade, a temperatura, a correção de nutrientes (fontes de carbono orgânico, fósforo, nitrogênio, etc.) e de aceptores finais de elétrons; SILVA, L. J. Revisão Bibliográficam11
2. Bioaumentação: aceleração e aumento da eficiência de degradação do poluente pela inserção de linhagens hidrocarbonoclásticas alóctones que vão agir concomitantemente com os microrganismos autóctones.
Segundo Bento et al. (2005), a melhor performance da bioaumentação pode seratingida pelo emprego dos microrganismos previamente selecionados aumentando assim a população e diversidade microbiana. A partir desse pressuposto, o aumento da comunidade microbiana específica, em conjunto com a adição de nutrientes, promove uma redução substancial no tempo de tratamento. Neste artigo foi obtido, através da bioaumentação, uma maior degradação de hidrocarbonetos das frações leves (75,2%) e pesadas (72,7%)