Revista sobre liderança
O primeiro passo para a realização desta pesquisa foi entender e assimilar o conceito de liderança. Para isto, buscou-se na literatura disponível a conceituação do termo.
Vergara (2011, p.74) “define liderança como “a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos”. É um papel integrador, muito necessário numa época até de organizações virtuais”.
Para Dubrin (1951 apud WHITAKER, 2005, p.130) “liderança é o exercício da autoridade e da tomada de decisões”.
Tipos de Liderança
Para Vergara (2011, p.76) existem três tipos de liderança. A liderança autocrática, aquela que ilustra o célebre ditado - “manda quem pode, obedece quem tem juízo” -, a liderança democrática, aquela que busca a participação, e a liderança laissez-faire, termo francês que designa aquela liderança conhecida na intimidade por “deixar rolar”.
Para Vergara (2011), “a liderança está ligada a estímulos e incentivos que podem gerar motivação nas pessoas para que elas realizem a missão, a visão e os objetivos de uma empresa”.
Nesse aspecto, é importante destacar o papel da motivação, por alguns fatores: “primeiro, porque envolve a mente das pessoas; segundo, porque, para uma liderança ser eficaz, ela precisa de pessoas motivadas.”
Aspectos Associados à Liderança
Além da associação entre liderança e motivação, feita por Vergara (1998, p.51), Gil (2001, p.71) associa a liderança à comunicação, ao afirmar que “a comunicação humana é uma das capacidades fundamentais”, principalmente quando se fala em líderes. O autor enfatiza que: “Comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, pois, na maioria das atividades que exercem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas”.
A Comunicação
Segundo Gil (2001, p.71) “a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se. Infelizmente, isso é verdadeiro também no âmbito das empresas, mesmo em relação aos profissionais de