Revista Brasileira De Psicodrama
Rev. bras. psicodrama vol.17 no.2 São Paulo 2009
SEÇÃO TEMÁTICA: Psicodrama e pesquisa: projetos, processos, resultados
A construção dos sociogramas e a teoria dos grafos
The construction of sociograms and the theory of graphs
Glauber José Vaz*
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Paulista - UNIP
Endereço para correspondência
RESUMO
Os sociogramas constituem importante técnica sociométrica que permite a melhor compreensão das relações entre indivíduos de um grupo ou entre grupos. A construção de sociogramas é extremamente difícil e poucos avanços foram feitos nos últimos anos. Este trabalho propõe novos rumos para a construção de sociogramas, baseado no que se conhece sobre teoria de grafos, importante área da computação e da matemática.
Palavras chave: Sociograma, teste sociométrico, sociometria, computação.
ABSTRACT
The sociogram is an important sociometric technique that enables us to better understand relationships between individuals within a group and relationships between groups. Sociograms are extremely difficult to construct and there have been very few developments regarding this over the past years. Based on the theory of graphs, an important area of computing and mathematics, this paper offers new ways of constructing sociograms.
Keywords: Sociogram; sociometric test; sociometry; computing.
INTRODUÇÃO
Este artigo é uma versão reduzida e adaptada do trabalho de Vaz (2007), que faz um estudo detalhado da construção dos sociogramas, considerando conhecimentos extraídos da ciência da computação.
Conforme Moreno (1992a, p. 196.), o padrão do universo social é invisível, mas os gráficos podem torná-lo visível. Os sociogramas são representações gráficas das relações existentes em um grupo de indivíduos e, mais do que um método de apresentação, os sociogramas constituem um método de exploração, uma vez que possibilita a identificação de fatos