Psicodrama Em Um Caso De Fobia
Psicóloga (PUC- Campinas);
Psicodramatista (SOPSP); DidataSupervisora (Sedes); Diretora de
Psicodrama (Instituto J. L. Moreno)
O PSICODRAMA AGINDO
EM UM CASO DE FOBIA
RESUMO
O objetivo deste estudo é refletir sobre a fobia, a partir de um caso atendido em psicoterapia bipessoal em dois períodos: o primeiro pessoalmente, e o segundo por telefone. Apresento esses períodos divididos por momentos, conforme minha compreensão do caso. Procuro um entendimento sobre a fobia na abordagem psicanalítica e, depois, procuro recortes teóricos sobre a fobia no psicodrama, contrapondo-os ao caso atendido. PALAVRAS-CHAVES
Fobia; psicoterapia; psicodrama por telefone.
ABSTRACT
The objective of this study is to reflect about phobia, based on a case treated with bi-personal psychotherapy in two phases: the first personally and the second by phone. I will split the phases into moments, according to my understanding of the case. I seek a psychoanalytical approach of phobia and, then, I look for theoretical excerpts of phobia in psychodrama by comparing them to the case.
KEYWORDS
Phobia; psychotherapy; psychodrama by phone.
I - INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CASO
Este texto é um extrato de uma monografia sobre psicodrama por telefone, que foi resultado do trabalho de pesquisa realizado com base em um atendimento em psicoterapia psicodramática realizado por telefone.
O foco foi uma discussão sobre a viabilidade dessa modalidade de terapia.
Aqui, no entanto, ressalto considerações sobre a fobia, principal queixa do caso atendido.
Em um primeiro período, a paciente, a quem chamarei de Isabel, esteve em psicoterapia psicodramática bipessoal comigo por dois anos. Tinha, então, vinte e três anos e, por razões profissionais, acabara de se mudar para São Paulo.
55
REVISTA BRASILEIRA DE PSICODRAMA – Eni Fernandes
56
Vivia um processo de adaptação na nova cidade e ao novo papel profissional. Simultaneamente, procurava reafirmar sua singularidade e libertar-se da