revisao
DIREITO ELEITORAL
TELESSALA
Araucária – Paraná
1 TEMA/TÍTULO
A formação dos funcionários da escola: breves considerações acerca do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação - Profuncionário
2 JUSTIFICATIVA
O contexto escolar é formado por vários sujeitos: alunos, direção, professores, educandos, funcionários e comunidade escolar.
Porém, percebe-se que a maioria dos programas de capacitação são direcionados especificamente aos docentes, pedagogos e direção; ficando neste contexto os funcionários em segundo plano.
Preocupando-se com o reconhecimento dos funcionários como educadores desde 2004, o Ministério da Educação e Cultura – MEC tem promovido debates sobre a necessidade de formação continuada para os agentes educacionais que atuam nos setores administrativo, de manutenção e infraestrutura das escolas.
Entre os programas de capacitação ofertados pelo MEC, pode-se apontar o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário, como aquele que tem demandado maior número de profissionais formados.
Portanto, este trabalho apresenta como justificativa discutir as contribuições do curso Profuncionário para a formação dos agentes educacionais.
3 PROBLEMA DE PESQUISA
A questão norteadora a ser respondida remete-se a seguinte premissa: quais as contribuições do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário na formação dos agentes educacionais?
4 OBJETIVO GERAL
Discutir o funcionamento do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná – SEED.
5 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Caracterizar os principais pressupostos do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário;
Elencar a importância da formação dos agentes educacionais.
6 METODOLOGIA
A metodologia utilizada será a pesquisa de campo.
A pesquisa de campo caracteriza-se pelas