revisao de literatura de Nitrogênio em tanques de piscicultura
CAMPUS FLORESTA
CENTRO MULTIDISCIPLINAR
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
DISCIPLINA DE AQUICULTURA
Revisão de Literatura
Esta revisão de literatura faz parte do plano de curso as disciplina de aqüicultura como parte de avaliação da N2, o tema proposto pela professora ErleiKeppeler foiNitrogênio em tanques de piscicultura.
ALUNO:
PROFESSORA: Dra.ErleiKeppeler
CRUZEIRO DO SUL - AC
04/09/2014
Nitrogênio em tanques de piscicultura
RESUMO
O nitrogênio é o quinto elemento mais presente no universo, éconsiderado um dos elementos mais importantes para a na piscicultura, pois o mesmo ajuda no metabolismo dos ecossistemas aquáticos. Esse elemento atua como fator limitante na produção primaria desse ecossistema, podendo em determinadas situações se tornar tóxico para os organismos aquáticos. Esse elemento pode ser encontrado em forma nitrogenada dissolvidos na agua, encontra-se uma forma ionizada NH4+ (não tóxica) denominado amônio, e a outra não ionizada NH3 (tóxica) conhecida como amônia. E essas duas formas juntas, constituem a amônia total.
Palavras chave: nitrogênio, ecossistemas, amônia.
Introdução Segundo KUBITZA (1999)um bom crescimento de peixes pode ser obtido quando a água das unidades de produção apresentar, oxigênio dissolvido superior a 5 mg/L; gás carbônico abaixo de 10 mg/L; concentração de amônia não ionizada inferior a 0,05 mg/L; pH entre 6,5 e 8,5 e variação diária inferior a 2.
Inúmeros fatores interferem na qualidade da água,o que exige a realizaçãode estudos detalhados dosprocessos físicos, químicos e biológicos que ocorremtanto em sistemas naturais quanto em artificiais,destacando-se a Segundo PAERL e TUCKER (1995), devido a um manejo inadequado dos fertilizantes químicos, a entrada de amônia e de nitrato em quantidades muito elevadas pode acarretar crescimento descontrolado do fitoplâncton, que assimila esses elementos, provocando