Revisado
RELATÓRIO: AÇÕES DE POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL
Problemas ambientais e soluções
BIOÉTICA EM SAÚDE
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA SÃO PAULO – UNIAN - ABC
Andressa Suellen Rossetto RA 1567164974 Evellyn Alessandra Lima Carvalho RA 2484623107
Everton dos Santos Moreira RA 1570181976 Fabiola Mariano Ramos e Silva RA 1567156899 Girlene Sales Silva RA 2484623106
RELATÓRIO: AÇÕES DE POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL
São Bernardo do Campo
MARÇO DE 2015
Sabemos que os seres vivos e o meio ambiente formam complexas redes de inter-relações e compreendê-las tornou-se hoje medida necessária para elaborar todas as políticas ambientais. A interferência nas camadas terrestres e em toda a natureza tem preocupado a comunidade científica porque influenciam diretamente na estabilidade de todas as redes de inter-relações. E para amenizar as interferências é necessário que se estabeleçam ações governamentais em todo o mundo.
As primeiras ações governamentais em prol da preservação ambiental no país pautaram-se na criação de parques nacionais, localizados em pontos onde ocorriam as expansões agrícolas e os consequentes processos de desmatamento. Destacou-se, nesse entremeio, a criação do Parque Nacional de Itatiaia, do Parque de Iguaçu e da Serra dos Órgãos. Além disso, foi elaborado, em 1934, o primeiro Código Florestal Brasileiro para regulamentar o uso da terra no sentido de preservar o meio natural.
No entanto, graças ao processo de expansão industrial que se intensificou no país a partir da década de 1950 – quando o objetivo era atrair indústrias estrangeiras e impulsionar o desenvolvimento econômico financeiro do país –, as políticas ambientais foram deixadas de lado e, consequentemente, seus avanços estagnaram.
Na década de 1960, algumas ações ainda foram realizadas, com destaque para a