DANILO NORMANDO 2riv1

341 palavras 2 páginas
DANILO NORMANDO 2riv1

Tendo em vista que há sempre a possibilidade de uma guerra acontecer, segundo o autor, o poder militar é o mais importante para um Estado. Ele faz uma citação do Barão da Clausewitz aonde diz: a guerra nada mais é o eu a continuação política por outros meios. Essa citação reflete na concepção de guerra para Carr. O poder militar tem muita importância, porque é necessário sempre de uma proteção, evitando que outro Estado ataque e se atacar, já estaria protegido. Uma potêcia só é chamada oficialmente de potência, a partir do momento em que ela mostra seu poder militar em alguma guerra, caso contrário, não é chamada, independente da sua economia, caso da Itália.
Já o poder Econômico, Carr argumenta que o econômico e a política sempre estiveram intimamente ligados na história, que a importância dele vem desde os primórdios da existência do mesmo. O progresso do homem na terra vem através do desenvolvimento econômico. Na época de Carr, surgiu a teoria mercantilista que dizia que os metais preciosos era a melhor forma de acumular riquezas, quaonde era pressuposto que era função do estado a tarefa de promover o acúmulo de riqueza com uma intervenção mais sobre a riqueza do povo. Este pensamento foi quebrado com a teoria liberal, onde se previa o Estado o menor possível, um mal necessário, aonde deveria deixar o povo mais a vontade sobre o comércio. O comércio estrangeiro é importante para que haja um aumento no poderio político internacional, exemplo da Inglaterra, que tina um grandepoderio político, não só na Europa como em outros continentes.
O poder sobre a opinião é também uma importante forma de poder. A propaganda sempre foi usada como arma de persuasão e considerada necessária ela foi, é e será usada por todos os regimes. Stálin, Hitler e muitos outros ditadores serviram-se dela para dar credibilidade e justificar seus regimes. Ali continha nada mais do que o poder de intimidação e passar uma imagem de superioridade para os demais,

Relacionados