REVIS O ECONOMIA
*Quando for estudar os planos, fazer um esquema. Qual o diagnóstico da inflação? Quais as medidas? Quais as consequências? E por que fracassou?
Medidas ortodoxas: quando se baseia na ideia de que é inflação de demanda. Causada por excesso de demanda, medidas de contração de demanda, redução de credito e aumento juros (política monetária), e redução nos gastos e aumento dos impostos (política fiscal).
Medidas heterodoxas: inflação inercial. Choque heterodoxo: congelamento de preços, tá preocupado com a desindexação de economia. Criação da URV.
PLANO CRUZADO
Diagnóstico: Inflação puramente inercial.
Medidas: heterodoxas, que vão propor o congelamento geral da economia > preços (congelado de forma desigual, alguns comerciantes se sentem prejudicados e começam a não concordar com isso), salários (pega a média e da um abono, faz aumentar o poder de compra), ativos e contratos e o câmbio (a moeda começa a se valorizar frente ao dólar, como tem inflação aqui dentro, essa inflação faz com que os preços aqui dentro fiquem maiores do que lá fora, estimulando a importação e desestimulando a exportação, gerando um déficit na balança comercial). Romper a inflação.
Consequências: balança comercial deficitária leva a saída de divisas > culmina com moratória. Os preços congelados levam ao desalinhamento e a falta de produtos, pois os comerciantes ficam putos porque acharam seus preços muito baratos e não vendem.
Economia, por que a demanda se aquece: política salarial expansionista, governo deu ganho salarial (pessoas com mais dinheiro), aumento da renda (com a queda da inflação, elas ficam com poder de compra maior), e ilusão monetária (queda nos juros nominais o que leva as pessoas acharem que os juros estão baixos, processo de despoupança: pessoas começam a gastar, pois acham que os juros estão baixos). Consequências disso para o futuro do plano: coloca em cheque o plano, a demanda se aquece.
Motivo do fracasso: câmbio ficou valorizado e levou ao déficit na