Fichamento 01
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
FICHAMENTO
Disciplina: Psicologia 1
Livro: Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia
Capítulo 01: A Psicologia ou as Psicologias
As pessoas normalmente tem um domínio, mesmo que pequeno e superficial do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhe permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto psicológico.
Psicologia do senso comum é a psicologia do dia-a-dia das pessoas.
A vida do cotidiano pode ser entendida como vida por excelência, onde as coisas acontecem em sua naturalidade. A ciência vem procurar compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir do estudo sistemático.
O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade se aproximam e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai da realidade, transformando-a em objeto de investigação.
O homem em vista da sua expansão e sobrevivência buscou e busca resolver questões complexas do seu dia-a-dia, como dominar a natureza, a arquitetura, a agricultura, dentre outros aspectos, a esse tipo de conhecimento chamamos de ciência. Na busca de sua origem, formavam-se um corpo de conhecimentos o qual chamamos de filosofia. Na busca de sua origem, mistérios e princípios morais chamamos de religião. Para expressar hábitos, costumes do cotidiano o homem desde o princípio ele se expressou em figuras, a esse tipo de conhecimento chamamos de arte. Todas essas áreas são domínios do conhecimento humano.
A ciência é composta por um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade, expressos por uma linguagem precisa e rigorosa, no qual se pode ser transmitido, verificado e desenvolvido, o que permite uma continuidade no conhecimento. Nesse sentido, a ciência caracteriza-se como um processo.
Objetivo especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas e processo cumulativo do conhecimento