Reversa ideias
]Primeiramente, o vasilhame passa pela área de descarrego, onde são feitas uma inspeção e uma triagem. Nessas operações, verifica-se a estado de cada um e faz-se a distinção entre os que estão bons e os danificados. Caso haja dano, os vasilhames são separados, e posteriormente, descarta-se aqueles que não atendem o padrão desejado. A partir daí, é iniciado o processo de limpeza do vidro de maneira quase artesanal, onde os vasilhames são lavados um a um, de forma que possam ser higienizados, e logo após, esterilizados. Em seguida passam por uma esteira que se encarrega do enchimento até a rotulagem, sendo o processo de envasamento feito por máquinas.
Os vasilhames vazios são trocados pelos cheios e nesse momento podem surgir alguns que não passem pelas exigências da empresa. Sendo assim, os vasilhames danificados são de responsabilidade do motorista do caminhão que assume toda a responsabilidade pagando R$ 0,75 por garrafa danificada. Sendo aprovado, o vasilhame segue para a limpeza e inspeção. Na inspeção é observado se existe alguma substância, resíduo de tinta, rótulo colado no interior do vasilhame e outros problemas que venham prejudicar sua reutilização. A inspeção é feita por funcionários, que fazem revezamento de 30 em 30 minutos, em um local onde a garrafa passa por uma esteira, contra a luz, no processo de envasamento.
Em seguida, os vasilhames são esterilizados a vapor quente e armazenados em grades para futuros envasamentos. Vale salientar que no momento do descarrego do material é também realizado o recebimento dos valores pagos pelos produtos entregues. Todo o processo destacado em vermelho no fluxograma (figura 1), se deve efetivamente à logística reversa.
Empresa de reciclagem
1. Transporte trazendo para empresa os lixos para o processo de reciclagem.
2. Balança de controle dos produtos.
3. Processo de separação por tipo e cor.
4. Processo de prensagem
5. Processo de moagem e lavagem.
6. Processo de