Revers o de h bito
Intervenção analítica comportamental ou estratégia clinica para controlar comportamentos (opdyke e Rothbaum 2003).
METÓDO
De acordo com Martin e Pear (2007\2009), sugerem que o método de reversão de hábito tem sido usado com eficácia. De acordo com os autores esse método possui basicamente três componentes: primeiro o cliente aprende a descrever e a identificar o comportamento-problema.
Segundo, o cliente aprende e treina a emissão de um comportamento que seja incompatível ou concorra com o comportamento problema.
Terceiro o cliente revê as inconveniências causadas pelo transtorno, registra e faz gráficos do comportamento e pede a um membro da família que forneça o reforçamento pela adesão do tratamento.
Procedimento
É importante conscientizar que a coleta de dados e as regras devem ser seguidas para ajudar, pois não seria apenas a aprendizagem de novas habilidades, mas principalmente na importância da redução de seu comportamento problema.Na sessão é explicado ao participante , a forma de intervenção e os procedimentos que vão ser utilizados no decorrer da terapia, e são levantadas as queixas e a definição do comportamento.
Caso Clínico utilizado reversão de hábito
O procedimento de reversão de hábito foi utilizado em uma jovem solteira de 21 anos, estudante universitária e encontrava-se em tratamento médico e farmacológico desde os 12 anos de idade por puxar os fios de cabelo ou arrancar de maneira recorrente, diagnosticada com tricotilomania, foi utilizado o delineamento de reversão-replicação no formato ABAB, seguido por follow-up.
A tricotilocomania de acordo com Kaplan, Sadock e Grebb(1997), os sintomas incluem um sentimento crescente de tensão, antes de arrancar os cabelos e prazer, gratificação ou alivio.
Análise funcional da tricotilocomania
Ao estudar o comportamento numa relação funcional, evidencia-se a tríplice relação de contingência: evento antecedente-comportamento-consequências (Catania, 1998/1999; Skinner, 1953/1970;