revendo o capitulo
7. A resposta é pessoal, mas vocês podem consultar no próprio índice do livro o que é de interesse da filosofia e que será estudado neste livro, por exemplo: o mito, diferença entre homem e animal, a relação entre linguagem e pensamento, a alienação, o consumismo, a felicidade, a moral, a ética, a morte etc.
8. a) A história é uma ciência que desenvolve um método para investigar os eventos passados.
b) Os filósofos da história investigam o conceito de história, perguntam se a história é ciência e, se for, que tipo de método usa, o que é o fato histórico, se há neutralidade ou subjetividade na investigação do historiador. Quais são os problemas da causalidade em história, o que é o tempo e assim por diante. 9. Retornando ao texto de Deleuze e Guatari, vemos que a filosofia instaura o caos onde há cosmo e, nesse sentido, é capaz de criticar a si mesma e não só as outras formas de pensar e agir. Portanto, a filosofia também abre fendas no guarda-sol, tais como aqueles artistas. A ciência, a filosofia e a arte são para aqueles filósofos os instrumentos da crítica do mundo.
Dissertação
10. Ao escrever seu texto lembre-se: a filosofia não é um conhecimento, mas uma atitude crítica sobre todos os saberes. Não impõe verdades, mas pretende persuadir pelo discurso racional, pelo diálogo, assim como Sócrates que diz “nada saber”, porque a filosofia rejeita o óbvio e questiona a realidade; rejeita o dogmatismo, busca superar as crendices, os preconceitos e os estereótipos; precisa de humildade e de coragem para ousar enfrentar os costumes arraigados.
K’