Revendo o capitulo
O q são?
O complexo de Golgiense é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas.
Como são constituídas? o complexo de Golgi é composto de pilhas de dobras de membranas interligadas formando estruturas conhecidas como cisternas. Uma pilha individual é muitas vezes chamada de dictiossomo, especialmente em células vegetais. [3][4] Uma célula de um mamífero contém tipicamente 40 a 100 pilhas desse tipo.[5] Entre seis a vinte cisternas são normalmente presentes em uma pilha, no entanto, em alguns protistas esse número pode chegar a sessenta.[2] Cada cisterna compreende um disco de membrana plana, fechada, que inclui enzimas especiais que modificam ou ajudam a modificar proteínas que são transportadas através da estrutura.[6]
A pilha de cisternas tem quatro regiões funcionais: a rede cis-Golgi, medial-Golgi, endo-Golgi e trans-Golgi. A face trans é a face côncava, que libera vesículas para a membrana plasmática, enquanto a face cis é convexa, recebendo vesículas transportadoras provenientes de outras organelas intracelulares. Cada região contém enzimas diferentes que seletivamente modificam o conteúdo, dependendo de onde eles residem. As cisternas também carregam proteínas estruturais importantes para a manutenção do formato da organela: membranas achatadas que se sobrepõem umas sobre as outras.
Qual sua função?
O complexo de Golgi Modifica , separa, empacota e secreta as proteinas produzidas no Reticulo Endoplasmático Rugoso (RER).
Como são formadas?
É formado por sacos achatados e vesículas e sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomais e a sua distribuição por entre essas vesículas.
Importância:
A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.
MITOCONDRIA
O que e?
A mitocôndria é um dos mais