revendo o capitulo
1) Releia o tópico 1, “A morte como enigma”, e escolha dois filósofos cujas concepções sobre a morte sejam distintas. Explique em que elas se distinguem.
Resposta: A morte éotema da filosofia que mais influenciou os pensamentos dos filósofos, e até hoje é difícil compreender o fim ou entender a razão de tal. Sócrates, acredita que a morte não seja o nada, mas o iniciodeuma nova vida, um novo ciclo. Em face de que não tenha firme convicção de que a alma não morrerá, aceita a pena de morte que lhe foi imposta. Se julga um homem que viveu corretamente e,portantomerecedor da salvação de sua alma. Com esperança na chance de uma nova vida. Assim, a projeção da morte deve levar a pessoa a ter ações justas e corretas durante a vida, dadas à possibilidadedasobrevivência da alma.
Diferente da concepção de Sartre, que acredita que a morte leva o homem a um sentimento de angústia, pois não consegue encontrar a razão e compreender do fim da vida. Contudo, a morteparaSartre não é um motivo para tristeza, mas sim para viver cada momento da sua vida intensamente.
2) Qual é a diferença entre cuidados paliativos e eutanásia? Posicione-se a respeito.
Resposta:Opaciente terminal às vezes enfrenta sofrimentos desnecessários, entubado em um leito de hospital, quase sempre mantido inconsciente através de medicamentos. Os cuidados paliativos atuam nasnecessidadesdo paciente e de sua família, comprometendo-se a avaliar e tratar os sintomas físicos de desconforto, que possam causar sofrimento e de pior qualidade de vida. Na Eutanásia, é uma forma de apressaramorte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. Entendo que o ser humano isso deve dar a elealiberdade de decidir se deseja continuar vivendo. Por isso, estando o paciente seguramente consciente e manifestando a sua vontade, nada mais correto a