reutilização de materiais
Inúmeros recipientes e outros itens plásticos são jogados fora e acabam como lixo em beiras de estrada e praias, diariamente. Atualmente uma pequena parcela destes itens é reciclada. Durante as últimas décadas, a consciência ecológica dos consumidores tem crescido de tal forma que as autoridades e os setores produtivos buscam cada vez mais informações sobre os impactos ambientais associados aos processos produtivos e, uso e descarte final dos produtos (TAVARES, 2000). Várias técnicas de gestão têm sido empregadas para avaliação dos impactos ambientais dos produtos, dentre as quais, a Análise do Ciclo de Vida (ACV) que estuda a complexa interação entre o produto e o meio ambiente (CHEHEBE, 1998). O intuito do presente trabalho é prolongar o ciclo de vida através da reutilização de sucatas ou resíduos.
Para a confecção deste produto foram utilizados no total de cinco garrafas de Polietileno Tereftalato (PET) das quais não foram aproveitadas em totalidade, um gibi feito de papel jornal, e farinha, água e vinagre para fazer o grude. As ferramentas de trabalho foram: Serra, alicate, tubo de metal de 2,5cm de diâmetro, tesoura, régua, estilete e pincel.
Primeiramente corta-se com estilete uma das garrafas em três partes (base, corpo e parte superior), a base e a parte superior devem se encaixar para formar o corpo do porquinho. Com a serra retira-se a boca das outras quatro garrafas, para formar as patinhas. Na parte do corpo de uma das garrafas recorte as orelhas do porco, não se esquecendo de deixar uma abinha na parte de baixo para encaixar com o corpo do porquinho. Com o auxilio da régua marque onde devem ficar as patas, esquente o tubo de metal e perfure nas marcações. Por encaixe coloque as bocas das garrafas nos furos e feche com as tampinhas para fixar as patas por pressão. Feito isso com o estilete faça vincos para fixar as orelhas por encaixe e na parte de traz um vinco para colocar as moedas. Para o rabinho fure com um prego quente o centro da