Reutilizac A O
Sustentabilidade e o reaproveitamento de tecidos e retalhos.
E encontrar novas soluções para a diminuição do descarte de tecido e retalhos em geral.
INTRODUÇÃO
E difícil entender porque no Brasil não são passados adiante esses tecidos e retalhos. O que sai da maioria das confecções acaba misturado com lixo comum e, nos aterros sanitários, estima-se que a poliamida, ou nylon, demore 40 anos para se decompor o poliéster 100 anos. “Jornal Nacional’
Com base nisso ha empresas preocupadas em relação à sustentabilidade e o reaproveitamento de tecidos e retalhos. E duas delas foram pesquisadas.
O escritório de figurino e cenografia Lupa.art inicio uma nova iniciativa chamada Banco de Tecido. A proposta da problemática da criação desse espaço e o giro de tecidos. O Banco de Tecido surgiu de uma necessidade de reutilizar tecidos de sobras de produções e de confecções. E tem como objetivo desarquivar os tecidos, a rotatividade dos mesmos e girar dividendos param se desenvolver. Dentro desse espaço as pessoas podem ir visitar, comprar, doar e adquirir tecidos diferenciados. Não havendo a necessidades de comprar pecas por tamanho e independendo do tipo de tecido o valor e de 30 reais o quilo. O doador de tecido pode se torna um Correntista, o peso depositado se torna um credito para retiradas posteriores. Além de oferecer referenciam culturais e ambientais (sustentabilidade), dentro da pagina do Facebook, onde pode se encontrada informações dos tecidos que foram doados ou matérias em geral sobre tecidos. Ancorado nas confecções e ateliês em geral, movimentar tecidos parados e ampliar esse centro de reutilização que e depositado esse material. A preocupação e reutilizar e renovar o refugo desses tecidos e manter de uma forma diferenciada como ter uma variação de tipos de tecidos e de cores.