Reuso de Agua
Quando falamos de problemas ambientais, não podemos deixar de citar o problema de abastecimento de água. Muitos países já sofrem com falta de água, dificuldade de acesso e falta de tratamento adequado. Visto isso é necessária à busca por meios de conscientizar a população de contribuir para a economia de água.
O planeta hoje sofre com a falta de acesso á água potável. A necessidade atual a nível mundial é tratarmos a escassez de água em regiões com densidade demográfica elevada, e esta necessidade se dá em função política e física de acesso a este recurso, além dos custos elevados no atendimento ao volume e qualidade para o atendimento da população.
O crescimento populacional e, principalmente em grandes centros, traz à preocupação de atendimento a demanda considerando as diferenças entre as bacias hidrográficas no que tange os recursos hídricos no Brasil. Mesmo que detenhamos cerca de 13,7% de toda a água doce superficial, 70% desse recurso se encontra na região amazônica (Gonçalves, 2006)
Podemos citar algumas causas da escassez da água: Crescimento desordenado da ocupação urbana; Impermeabilização do Solo; Deficiências do setor de saneamento e a relação com a saúde publica.
A economia e o tratamento adequado devem ser o foco quando se trata da água. O tratamento correto precisa de apoio, incentivo e iniciativa do poder público, com novas instalações e métodos
Deve-se haver empenho para mitigarmos as ações passadas que não consideravam o desperdício e que devem ser o ponto central de qualquer plano de gestão ambiental e são pontuais em todo o planeta, e para isso podemos citar a Rio 92 ou Cúpula da Terra que apresentou um capítulo específico sobre a sustentabilidade hídrica, onde devemos criar alternativas de abastecimento de agua, como a dessalinização da água, a recarga artificial de aquíferos subterrâneos, o uso de águas com menor qualidade, etc.
É de grande importância que tenhamos uma conscientização a nível industrial em que