ESQUIZOFRENIA Um mal desenvolvido ou inato?
Larissa Batista dos Santos
Maria Luiza Rodrigues Dorvalino
Wagner Rodolfo da Silva
ESQUIZOFRENIA
Um mal desenvolvido ou inato?
Jacareí 2013
Esquizofrenia
Resumo
Neste artigo são revisados conceitos sobre a esquizofrenia, tais como sintomas, diagnóstico, causas e seus avanços atuais. São discutidos os estigmas acerca da doença, bem como o ajustamento social dos indivíduos esquizofrênicos, a fim de desmistificá-la.
Palavras-chave: esquizofrenia, hipóteses, sintomas, ajustamento social, tratamento.
Abstract In this article the concepts about schizophrenia, such as symptoms, diagnosis, causes and current advances are reviewed. The stigmas about the disease and the social adjustment of schizophrenic individuals are discussed in order to demystify it.
Key-words: schizophrenia, hypothesis, symptoms, social adjustment, treatment.
1. Introdução
Esquizofrenia é uma doença mental que causa danos à capacidade funcional, e é cercada de muito preconceito gerando ideias e informações errôneas acerca desse transtorno. Existem relatos de casos de psicose ocorridos há alguns milênios que, segundo os critérios atuais, se encaixam nos sintomas característicos da esquizofrenia. Sendo assim, pode ser considerada uma doença que acompanha o homem desde o início.
A doença é principalmente caracterizada pela perda da distinção do que é realidade e controle de sentimentos. O termo ‘’esquizofrenia’’ surge justamente desse pensamento, que significa “mente dividida”.
A doença aflige cerca de 1% da população mundial, sendo mais comum a sua aparição entre os períodos da adolescência e idade adulta, e ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a esquizofrenia é a terceira doença que mais influencia na qualidade de vida de pessoas entre os 15 e 44 anos, pois essa atinge pessoas principalmente em sua idade produtiva. Também é notável a diferença quanto ao sexo do portador da doença onde, por exemplo, a idade média para a