Reuso da água
Foi no período do Estácio de Sá que tudo começou. Os escravos a noite levavam os baldes de água que era utilizada nas casas pra os rios, lagos, ou mares mais próximos, que com o passar do tempo originou em cloacas (lixões), causadores de insuportáveis maus cheiros e ondas de mosquitos.
Em vista das péssimas condições sanitárias da população, surgiu a idéia de construir uma rede de esgotos, com capital estrangeiro (inglês). Inicialmente o sistema de esgotamento adotado foi misto para águas pluviais e outro para os esgotos sanitários. Porem os problemas era muito grandes que o governo desistiu do sistema misto e optou por um sistema de separação absoluta.
E assim a história segue até os dias de hoje em que ainda, infelizmente, enfrentamos muitos problemas com o nosso saneamento básico e a falta de informação das pessoas.
A escassez da água aumenta a cada dia e mais está associada ao aumento da poluição, ao desperdício e pela falta de uma política de educação ambiental, onde a sociedade precisaria ser conscientizada deste problema.
As informações acima foram baseadas na pesquisa feita pela aluna Marluce Purper no site,