reuso da água doméstica
A má utilização e o consumo descontrolado da água levam a população mundial a encarar a terrível previsão de escassez desse bem em anos futuros. Pare para pensar por um instante e verá que praticamente tudo o que fazemos, em todos os âmbitos da vida, precisa de certa quantidade de água.
Ela é responsável pelo equilíbrio dos ecossistemas e pela sobrevivência de todas as espécies de seres vivos do planeta.
O nosso projeto é um filtro de areia que reaproveita a água de uso doméstico e água da chuva. A filtragem é um processo que visa a separar todas as impurezas que contém nela, além disso, encoraja a conservação da água.
Tratamento
O tratamento da água consiste em melhorar suas características físicas, químicas a fim de que se torne adequada a reutilização. Dentre as águas disponíveis na natureza, as de superfície são as que mais necessitam de tratamento, porque se apresentam com qualidades bacteriológicas impróprias. Somente as águas de nascente que, com uma simples proteção das cabeceiras, podem ser consumidas, algumas vezes, sem perigo.
Tratamento domiciliares
Os métodos gerais de tratamento nestas situações são:
Sedimentação Simples
Filtração Lenta e Domiciliar
Sedimentação Simples
Como sabemos, a água tem grande poder de dissolver e de carregar sujeiras. Este poder aumenta ou diminui com a velocidade da água em movimento. Portanto, ao se diminuir a velocidade da água, consegue-se diminuir o seu poder de carregar sujeiras, diminuindo-se o "bandeamento", pois a parte barrenta vai para o fundo. Primeiro cai a sujeira mais pesada e, à medida que diminui a velocidade de escoamento, a mais leve, também, "assenta-se" no fundo. As partículas sólidas que se depositam, arrastam consigo parte dos microorganismos presentes na água, melhorando a sua qualidade. Logo quanto mais a água permanecer em repouso melhor a qualidade desta água.
Filtração
A filtração consiste em um processo