trabalho investimento no meio ambiente
O conceito de reciclagem ou reuso da água não é novo na história. Naturalmente, isto ocorre há muito tempo. Meios não planejados de reuso beneficiam cidades e indústrias que utilizam água de jusantes que já foram utilizadas e devolvidas aos rios. Esta é uma forma indireta do uso. O que ocorre é que atualmente, a poluição deste meio tem dificultado este processo. Dessa forma, fez-se necessário o desenvolvimento de uma forma direta de reuso, que consiste no tratamento de um efluente para sua reutilização. Este processo não é fácil e depende de investimento em tecnologia, mas com as atuais exigências ambientais, cada vez mais restritivas, pesquisadores e especialistas já conseguiram provar que este investimento é interessante e viável, sobretudo na área industrial.
A cobrança da água foi estabelecida para o gerenciamento dos recursos hídricos, bem como para promover o uso desse benefício de forma mais racional. Nesse aspecto, o reuso da água nos processos industriais também caracterizam redução nos custos de produção, além de promover a recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos.
É importante lembrar que para a implantação de sistemas de racionalização do uso da água, há que se considerar, no entanto, alguns aspectos restritivos quanto à água proveniente de reuso