mandela
O filme de Nelson Mandela, retrata a história de um advogado negro que foi um dos maiores líderes do movimento anti-Apartheid, na África do Sul – por causa da luta, Mandela ficou preso por 27 anos, até ser libertado passou por varias humilhações torturas mais não abriu mão do seu objetivo que era a igualdade e libertação dos negros a uma vida mais digna, ele foi o primeiro presidente da história do país em uma eleição totalmente democrática. O filme “Mandela – A Luta Pela Liberdade”, do diretor Bille August, nos apresenta à batalha do líder africano utilizando todas as suas armas para alcançar um espaço na sociedade onde vivia, visto que os negros eram tratados como pessoas do mal, pessoas que no pensamento da população branca pretendia governar a África do Sul e aniquilar todos os brancos que ali viviam.
James Gregory trabalhava como guarda no sistema penitenciário em busca de uma vida melhor para a família, aceitou ser transferido para a Ilha Robben, prisão que abrigava aqueles que eram considerados os maiores terroristas da África do Sul. Gregory foi criado em uma fazenda, no interior africano, e conhecia os dialetos das tribos muito bem, por isso foi o convocado pelo perfeito para ser o censor da área em que se encontravam presos Nelson Mandela entre outros líderes do Congresso Nacional Africano (CNA), partido que lutava contra o Apartheid.
O trabalho de vigiar as visitas e as correspondências dos líderes do CNA, especialmente as de Nelson Mandela, pelo período de 27 anos, fazem com que James Gregory olhe a causa pela qual eles lutavam de uma outra forma. O interessante é perceber que a mudança vista em Gregory influencia também o pensamento de sua esposa e de seus filhos sendo sua esposa muito racista e acreditava que tipos como Mandela eram os piores do universo, e nos seus dois