Retórica
Área de Ciências Socioeconómicas
Filosofia
Retórica, a arte de bem falar
13-12-2013
Miguel Nogueira Rodrigues nº20 11ºH
Retórica – o que é? Retórica vem do grego ῥητορικὴ τέχνη [rhêtorikê], e do latim rhetorica que quer dizer a arte de bem falar. A retórica é como o seu nome indica uma técnica que consiste no bem falar, tem como objetivo dar a conhecer algo de uma forma eficaz e persuasiva levando alguém a acreditar em algo que o orador diga, mesmo que seja algo que não seja verdade. Alguém que domine a Retórica consegue-nos fazer acreditar, por exemplo, que o céu não é azul. A retórica é considerada uma ciência por ser um estudo estruturado, e uma arte pois é uma prática assente numa experiência, com uma técnica. Antigamente a retórica era o discurso político falado (oratória). A oratória é um dos meios pelos quais a retórica se manifesta, não sendo o único meio. Há retórica em todos e quaisquer meios de comunicação, quer seja na publicidade, quer seja na música e até mesmo na arte.
Pensa-se que a Retórica apareceu no século V a.C, em Sicília (cidade mais a Sul de Itália), induzida em Atenas pelo sofista Górgias.
Sofistas
A palavra “Sofística” era o nome dado às técnicas ensinadas por professores retóricos da Grécia Antiga altamente respeitados. Hoje Sofística tem um significado diferente (influenciando um argumento inválido composto de raciocínio ilusório) não tendo relação com o significado do termo antigamente, com a exceção de se usar a retórica para convencer alguém sobre algo.
Eram denominados sofistas aqueles que andavam de terra em terra a realizar aparições públicas, tais como discursos, com o objetivo de atrair jovens. Os sofistas ofereciam educação em troca de taxas. Os ensinamentos dos sofistas tinham objetivo ensinar aos seus discípulos a discursar, tendo como base a argumentação, afirmando que todos os discípulos poderiam ser ensinados.
Muitos sofistas