Retroffiting
TÉCNICO INTEGRADO INTEGRAL EM MECÂNICA
DISCIPLINA: MANUTENÇÃO MECÂNICA
RETROFITTING
1.0 Introdução
O retrofitting é um tipo de manutenção que possui em sua essência os conceitos reforma/restauração e atualização. O conceito reforma deve ser aplicado sempre que se apresentarem problemas de desgaste de partes por atrito, causadas pelo uso prolongado do equipamento, ou seja, por consequências físicas. O conceito de atualização é realizado através da eletrônica atual, em que há uma aprimoramento das máquinas.
2.0 Desenvolvimento Teórico
O retrofitting é a manutenção que tem o sentido de renovação. Percebe-se que o retrofitting deve buscar a eficiência, logo um equipamento com tecnologia ultrapassada pode ser atualizado tecnologicamente através da aplicação de modernas técnicas e dispositivos de automação, o que é o caso da transformação de um tono comum em um CNC.
O retrofitting (readequar) tem como objetivo dar uma solução para máquinas antigas, mantendo suas características essenciais. Essa necessidade tem sido crescente, uma vez que a eletrônica das máquinas, equipamentos e sistemas evoluiu muito nos últimos anos e continua em rápida evolução.
Na reforma corre um conjunto de atividades que contém todos os elementos praticados na restauração, que deve ser realizada no momento em que o equipamento de está parado (o que não aumenta seu custo), adicionados a atividades de recuperação geométrica, o conceito reforma deve ser aplicado sempre que se apresentarem problemas de desgaste de partes por atrito, causadas pelo uso prolongado do equipamento.
Nessa atualização é realizada a atualização das partes, como a adaptação do equipamento à nova tecnologia, tornando-os mais confiáveis. No retrofitting pode-se também executar a restauração de máquinas, ou parte destas, que