Desafios Contemporâneos: A Educação Viviane Mosé e a Concepção de Educação de Karl Marx
Viviane Mosé e a Concepção de Educação de Karl Marx
Marx nunca escreveu especificamente sobre educação, mas seu pensamento, o marxismo científico ou histórico, só se tornaria concreto com uma mudança na estrutura educacional, que reflete a ideologia burguesa dominante e as relações socioeconômicas. O homem é um fruto do meio ao qual está inserido, a educação é que se encarrega de estruturar essas relações na sociedade burguesa, é o elemento de manutenção da hierarquia social.
Para Viviane Mosé, os desafios contemporâneos da educação está no fato de que o atual modelo de educação não forma, não informa. A educação deve ser mais tecnicista formar para o mercado, preparar para o trabalho e para a vida. Marx defendia a ideia de que a educação só serviria ao ser humano, como instrumento de libertação, a partir do momento em que houvesse a integração entre ensino e trabalho. Somente a educação integrada com o trabalho seria capaz de formar um cidadão consciente e transformador da sociedade e do mundo. Marx defende a educação profissionalizante e polivalente, a valorização do ensino técnico e científico seria o caminho para a desalienação do ser humano. O ensino se tornaria o instrumento de formação do ser.
Para Viviane Mosé a escola, no modelo atual, é um instrumento de alienação, de afastamento do cidadão do todo, distante do meio social, incapaz de criar um senso crítico, pois o professor trabalha como se a escola fosse uma linha de produção, afastando o docente da vida real, o mundo dentro da sala de aula é muito restrito, o aluno fica sentado o tempo recebendo uma cachoeira de informações que ele já sabe.
A educação dever ser um instrumento que viabiliza a transformação do cidadão e da sociedade e isto só seria possível quando o ensino passar a desenvolver o ensino intelectual e técnico científico que prepara o cidadão para o mundo, como ser integrado e integrante, transformador do seu meio.
Regina Aparecida Moreira