Retração Térmica
Engenharia Civil
Tecnologia do concreto
Retração Térmica
Introdução
A resistência e a durabilidade do concreto, entre outras características, são de extrema importância, assim, fazem-se necessários os cuidados para que todas as suas fases sejam realizadas corretamente, para que nele não ocorram problemas, como aqueles causados pela retração térmica.
Conceito
A retração térmica acontece através do calor liberado na reação de hidratação, o concreto se expande com o aquecimento e se contrai no resfriamento. Na massa de concreto ocorre uma elevação da temperatura na hidratação do cimento, e em seguida um arrefecimento para que haja o equilíbrio com a temperatura externa. As consequências mais comuns na edificação quando se fala em retração são o aparecimento de fissuras e trincas.
Retração Térmica
A retração térmica é um fenômeno que acontece no concreto, por ser, o cimento, um aglomerante hidráulico, sofrerá uma reação exotérmica ao ser misturado com a água, assim, ocorrerão reações de hidratação para que o processo de pega se inicie. O calor liberado por essa reação levará o concreto a uma temperatura superior à temperatura ambiente e com isso expandirá o concreto, que depois começará a resfriar, diminuindo de tamanho, que pode trazer a ele o aparecimento de trincas e fissuras, que é resultado dessa mudança de temperatura no concreto. O concreto já possui naturalmente um aumento de temperatura devido às reações que se processam no seu interior com a mistura da água ao cimento, mas existem outros fatores que aumentam ainda mais essa temperatura, como por exemplo, as condições climáticas no momento da concretagem, se ela for feita durante o dia, sob o