sociedade dos poetas mortos
A teoria que podemos aplicar a este filme é a não critica, pois a sociedade é vista de forma harmoniosa sem conflitos, onde a educação tem o papel de equalizar a sociedade. Para os alunos da escola que aparece no filme o único conflito que eles enfrentam é não poder optar pelo o que eles almejam ser, tem que escolher uma carreira privilegiada, bem vista pela sociedade.
No filme sociedade dos poetas mortos podemos perceber que a teoria da educação praticada é a tradicional, exige que os alunos respeitem as regras da escola e que eles absorvam o conhecimento, mas sem se torna critico e poder optar por si mesmo. De acordo com Saviani (2008), na pedagogia tradicional o papel da escola “[...] é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente.” E esse era o que acontecia no filme, não era transmitido nada novo, apenas o que todo ano o professor estava acostumado a ensinar.
Os outros professores de casa ensinavam o que estavam acostumados a ensinar, mas entra um professor novo, um ex-aluno desse colégio e com isso entra com novas ideias também, ensinava literatura uma matéria que não era muito valorizada pela sociedade, mas ele torna sua aula muito interessante para estes alunos, ele com seus poemas fazem os alunos pensarem e saber escolher o que querem para sua vida, de forma que o importante é aproveitar e viver a vida. Este professor está mais voltado para a pedagogia nova, cujo seu papel é agir “[...] como um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem seria uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre estes e o