retificadores
Os circuitos retificadores controlados realizam a conversão AC para DC permitindo, durante sua operação, a alteração do valor médio (Vdc) da tensão na carga.
Para realizar tal retificação controlada são utilizados Tiristores, os quais mudam o tempo de circulação de corrente na carga, alterando desse modo o valor médio dessa tensão.
Esses circuitos são formados por uma parte responsável pelo fornecimento de energia para a carga (circuito de potência) e outra parte responsável pelo tempo de circulação de corrente na carga (circuito de comando).
Retificador Controlado Monofásico Meia Onda
O circuito de potência assinalado em vermelho ao lado permite controlar o valor médio da tensão retificada na carga pela ação do SCR.
Esse controle é conseguido alterando-se o tempo de condução do SCR durante o meio período de tensão positiva do secundário. Circuito de Disparo Circuito de Potência O instante em que o SCR começa a conduzir é definido pela descarga do capacitor do circuito de disparo através do DIAC quando sua tensão atinge a ruptura do DIAC , enviando um pulso de descarga do capacitor para o Gate do SCR.
O bloqueio do SCR ocorre quando a tensão do secundário do transformador torna-se insuficiente para manter o SCR em condução
O tempo de carga do capacitor é ajustado pela resistência R em série com ele de tal modo que no instante correspondente a 30º sua tensão atinge o valor de ruptura do DIAC ( 10 volts no exemplo ) e o mesmo permite a descarga do capacitor sobre o Gate do SCR dando inicio a sua condução
TENSÃO MÉDIA NA CARGA
O valor médio da tensão na carga é calculado integrando-se a tensão