retificador de onda
Introdução Teórica Retificadores
Os diodos como já foi visto anteriormente possuem propriedades retificadoras. Mas na verdade o que é que isso significa?
Isso quer dizer que eles só deixam a corrente fluir em um único sentido, sendo o contrário impossível. Essa propriedade dos diodos é largamente utilizada nos retificadores.
Retificadores são artifícios utilizados na eletrônica para transformar a corrente alternada em corrente contínua. Isso pode se dar de diversas maneiras. Seja através de retificadores de meia onda ou de onda completa. Os retificadores de onda completa dividem-se em dois tipos: Os que precisam de tomada central no transformador e os que não necessitam-na.
Usando-se um capacitor em paralelo com a carga, tem-se o efeito de manter a tensão na carga próximo ao valor de pico por mais tempo. Quando a tensão do sinal cai, o capacitor começa a se descarregar, de modo que a tensão nos terminais da carga é superior à tensão vinda da fonte. O diodo retificador entra em corte, até que a tensão vinda da fonte supere novamente a tensão no capacitor. Quanto maior a constante RC, maior o tempo de queda da tensão do capacitor, e por conseqüência a tensão na carga é mantida bem próxima do valor de pico da tensão vinda da fonte.
Retificadores de Meia Onda
O circuito retificador é assim chamado pois utiliza-se de diodos para resultar em uma saída unipolar para a carga. Um sinal senoidal, portanto, contendo ciclos positivos e negativos de tensão, é retificado de forma a fornecer apenas ciclos positivos para a carga.
Partindo de um transformador simples, basta acrescentar-lhe um diodo para retificar a corrente em meia onda, onde só os semicilos positivos são aproveitados e transformados em uma corrente constante (contínua):
Retificador de Onda Completa
Com o mesmo