Retificador meio onda
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
EZEQUIEL MARINHO DE OLIVEIRA NETO
339017
Retificador de Meia Onda
Com Filtro Capacitivo
Fortaleza /Ceará
Abril de 2013
1.Introdução
Nesse relatório faz-se estudo do retificador de meia-onda com filtro capacitivo. Sabendo-se a funcionalidade do retificador, que serve para retificar uma passagem de corrente alternada para corrente contínua. Adiciona o filtro capacitivo que serve para diminuir a tensão de ripple (ou a variação de tensão na saída) do retificador. Para isso, usa-se um capacitor em paralelo com a carga, tendo o efeito de manter a tensão na carga próximo ao valor de pico por mais tempo. Quando a tensão do sinal cai, o capacitor começa a se descarregar, de modo que a tensão nos terminais da carga é superior à tensão vinda da fonte. O diodo retificador entra em corte, até que a tensão vinda da fonte supere novamente a tensão no capacitor.
2.Analise qualitativa
Segue abaixo o esquema de um retificador de meia-onda com filtro capacitivo No semiciclo positivo que vai de de 0 < t < θ, o diodo conduz e carrega o capacitor com o valor de pico (VP) da tensão. Assim que a tensão de entrada cair a zero, o diodo para de conduzir e o capacitor mantém-se carregado e descarrega lentamente em RL. Quando a tensão de entrada fica negativa, durante o semiclico negativo que vai de θ, < t < 2 π, o diodo não conduz e o capacitor continua descarregando lentamente em RL. O capacitor carrega de Vmin até VP e neste intervalo de tempo o diodo conduz. O capacitor descarrega de VP até Vmin e neste intervalo o diodo não conduz.
3. Analise Quantitativa:
1. Valor de tensão média e tensão eficaz.
Considerando uma ondulação da tensão sobre o capacitor equivalente a 30% da tensão de pico, tem o valor eficaz equivalente a tensão média. Dessa maneira temos:
Vm = Vef= Vp/2
2.Tensão e corrente no diodo
Tendo como o ângulo de condução do diodo: