Recristalização
Disciplina: Química Experimental
RECRISTALIZAÇÃO
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Civil apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
OBJETIVO Terá como principal objetivo a recristalização da URÉIA.
EXPERIMENTAL
Nestes experimentos foram utilizados os seguintes materiais: * Erlenmeyer; * funil de Buchner; * Kitasato; * Becker; * Espátula * Proveta; * Bomba de Vácuo; * Balança de precisão; * Vidro de relógio; * Papel pregado;
Usados no experimento: * Etanol ou Alcool etílico; * Uréia comercial; * Carvão Ativo; * Éter dietílico;
Recristalização da uréia
I. Foi medido na proveta 70 mL de Álcool etílico e transferido para o Erlenmeyer de 125 mL, com o auxílio de um vidro relógio foi pesado 7,0 g de uréia e adicionado na mistura junto com uma ponta de espátula de carvão ativo. Aquecemos a mistura até a ebulição depois a filtramos (filtração simples) com um papel pregado;
II. Deixamos a solução entre 15~10 minutos em um freezer (comum) para que ocorra a cristalização da uréia purificada;
III. Filtramos a mistura, a vácuo, com um funil de buchner adaptado a um kitasato, logo depois lavamos com éter dietílico, e separamos os cristais com papel pregado em um relógio de vidro e colocamos os cristais para secar, para que possamos medir a % (porcentagem) de uréia pura utilizada neste experimento (rendimento).
RESULTADOS
Resultados obtidos da experiência A:
Resultados obtidos da experiência B:
Obs.: A recristalização é uma método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente.
CONCLUSÃO
Através dos experimentos realizados nesta prática concluímos que a purificação