Retificador de Onda Completa
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Campus Sorocaba
RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA
ELETRÔNICA ANALÓGICA (LAB)
Relatório
Sorocaba
2013
OBJETIVO
Verificar a diferença da Tensão de Riple nos capacitores de 1µF e 470µF.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A figura abaixo mostra um retificador de onda completa. Observando a tomada central no enrolamento secundário. Por causa dessa tomada, o circuito é equivalente a dois retificadores de meia onda. O retificador superior retifica o semiciclo positivo da tensão do secundário, enquanto o retificador inferior retifica o semiciclo negativo da tensão do secundário.
Figura 1
As duas tensões denominadas de U2/2 na Figura 1 são idênticas em amplitude e fase.O transformador ideal pode ser, portanto, substituído por duas fontes de tensão idênticas,como mostra a Figura 1 à direita, sem alteração no funcionamento elétrico da rede.Quando U2 /2 é positiva, D1 está diretamente polarizado e conduz mas D2 está reversamente polarizado e cortado. Analogamente, quando U2 /2 é negativa, D2 conduz e D1 está cortado.Considerando os dois diodos ideais, temos a curva de tensão sobre o resistor de carga mostrada na Figura 2.
Valor CC ou valor médio A tensão média de um retificador de meia onda mostrada por um voltímetro é similar o do retificador de meia onda com a observação de que agora tem-se um ciclo completo e o valor será o dobro.
É dado por: VCC= 2*0.318 (UP /2)=0,318UP diodo ideal
VCC=0.636 (UP /2 - Vσ) diodo 2ª aproximação
Frequência de saída
A frequência de saída de onda completa é o dobro da frequência de entrada, pois a definição de ciclo completo diz que uma forma de onda completa seu ciclo quando ela começa a repeti-lo. Na Figura 2, a forma de onda retificada começa a repetição após um semiciclo da tensão do secundário. Supondo que a tensão de entrada tenha uma frequência de 60Hz, a onda