A historia da quimica
Trabalho de Química
Equilíbrio Químico Homogêneos
Nome: Mayko Douglas Aléssio
Serie: 3º Etapa 1
Data: 17/09/2013
Cariacica
2013
Equilíbrio Químico Homogêneos
Uma reacção química reversível atinge o estado de equilíbrio após um determinado intervalo de tempo reaccional, a partir do qual as concentrações ou as pressões parciais dos reagentes e dos produtos de reacção se mantêm constantes ao longo do tempo e as velocidades de reacção no sentido directo e inverso são iguais
Numa reacção química reversível, o estado de equilíbrio é atingido quer a partir dos reagentes quer a partir dos produtos de reacção. À medida que se formam as primeiras partículas de produto de reacção, estas combinam-se entre si voltando a originar os reagentes iniciais. Por outro lado, partindo dos produtos de reacção ocorre o processo inverso, após um determinado intervalo de tempo, as velocidades de reacção nos sentidos directo e inverso são iguais, atingindo-se um estado de equilíbrio químico. Assim, a composição do sistema mantém-se inalterada e as propriedades macroscópicas do sistema (cor, pressão, concentrações, temperatura e volume) não variam ao longo do tempo. Macroscopicamente, o equilíbrio químico é estático, porém, a nível microscópico a reacção prossegue em ambos os sentidos, estando-se assim na presença de um equilíbrio dinâmico.
Na representação simbólica dos sistemas em equilíbrio químico, utiliza-se o símbolo (rightleftharpoons) que indica que o sistema se encontra em equilíbrio. Por exemplo, a seguinte equação:
\[H_2(g) + I_2(g) \rightleftharpoons 2HI(g)\]
traduz o equilíbrio, em fase gasosa, estabelecido entre o hidrogénio molecular (H2) e o iodo molecular (I2) com o iodeto de hidrogénio (HI).
O equilíbrio químico é classificado como homogéneo ou heterogéneo de acordo com número de fases envolvidas. Para sistemas cujos constituintes se encontram todos numa única