retenção de talentos nas empresas
EDILÉIA DOS SANTOS NUNES RA: 6290290491
FERNANDA BUENO DA SILVA RA: 6659424782
THAÍS CRISTINA VARUZZA RA: 6452337416
Retenção de talentos nas empresas
Introdução
Antigamente, as empresas não tinham muito crescimento e nem mão de obra qualificada por motivos de desorganização em relação à contratação de funcionários, não havia controle e requisitos para entrar em uma organização.
Na década de 80 os funcionários só tinham uma boa vida profissional quem poderia morar na capital do estado buscando estabilidade e carreira sólida, trabalhando nas organizações até se aposentar.
Com a vinda da retenção de talentos começou a ter mais controle de cada especialidade e funções de seus colaboradores, não esquecendo que também deve haver em prática um ambiente empresarial agradável e motivador.
Claro que essa mudança não ocorre da noite para o dia, a um estilo de gestão que estão acostumados com os valores da empresa e quando há uma nova idéia muitos gestores cobra de seus funcionários a nova carta de valores mais nunca seguem aquilo que impõem para os outros.
A busca pela sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento.
Mesmo assim nem todos se adaptam com nova idéia e acabam sendo substituídos que é aonde entra o programa de retenção de talentos. Sendo assim uma gestão estratégica, onde a organização tem um olhar de cuidado sobre seus colaboradores, às empresas buscam um espaço em que os mesmos trabalhem como uma equipe que seja fiel e dedicado em todas as ações.
Desta forma, perder um funcionário estratégico pode custar muito caro, bem mais do