Retardo mental leve
O retardo mental leve é caracterizado por um quociente intelectual (QI) entre 52 a 68.
As crianças com um grau leve de retardo mental podem atingir um nível de leitura similar aos das crianças que cursam entre a 4a e a 6a série escolar, aprender as habilidades educacionais básicas necessárias no dia-a-dia.
Essas pessoas geralmente não apresentem defeitos físicos evidentes, mas podem apresentar epilepsia e necessitam de supervisão de instituições educacionais especiais. São frequentemente imaturos e pouco refinados, com pouca capacidade de interação social. A sua linha de pensamento é muito específica e em geral, eles são incapazes de generalizar. Possuem dificuldades para ajustar-se a situações novas e podem apresentar uma má capacidade de julgamento, falta de prevenção e credulidade excessiva, e são capazes de cometer crimes impulsivos.
Apesar da capacidade intelectual limitada todas as crianças com retardo mental podem beneficiar-se com a educação.
RETARDO MENTAL
RETARDO MENTAL
De maneira geral, um indivíduo pode ser definido como tendo retardo mental baseado nos seguintes três critérios: nível de funcionamento intelectual (QI) abaixo de 70 - 75, presença de limitações significativas em duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, a condição está presente antes dos 18 anos de idade.
Definição de retardo mental
Retardo mental diz respeito a limitações significativas no funcionamento intelectual.
É caracterizado por: retardo mental que se manifesta antes dos 18 anos de idade, funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, concomitante a limitações em duas ou mais das seguintes áreas de habilidades adaptativas:
* Comunicação e Cuidado pessoal
* Vida em casa e Habilidades sociais
* Funcionamento na comunidade e Autodeterminação
* Saúde e segurança e Habilidades acadêmicas funcionais
* Lazer e Trabalho
Pressupostos essenciais à aplicação da