ALTERA ES PSICOPATOLOGICAS DA INTELIGENCIA
Inteligencia, segungo Paulo Dalgalarrondo, é o conjunto de habilidades cognitivas com capacidade de indentificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequandamente as situações vivenciais e encontrar solucoes, as mais satisfatorias possiveis para si e para o ambiente, respondendo às exigencias de adaptacao biologica e sociocultural.
Alterações patologicas da inteligencia
Retardo mental é um estado de desenvolvimento incompleto ou inibido do intelecto, que envolve prejuízo de aptidões e faculdades que determinam a inteligência, como as funções cognitivas, lingüísticas, motoras e sociais. A taxa de prevalência na população varia de 1% a 3%, mas esse percentual é incerto, já que há uma grande variação entre os métodos usados nas pesquisas de estimativa. A ocorrência é mais comum nos países em desenvolvimento, onde é maior a incidência de lesões e anóxia (falta de oxigenação) no recém-nascido e de infecções cerebrais na primeira infância. O retardo mental também é mais freqüente no sexo masculino, na proporção de 1,5 caso para 1.
Alguns portadores de retardo mental são passivos e dependentes, enquanto outros podem ser agressivos e impulsivos. A falta de habilidades de comunicação pode predispor ao comportamento agressivo, para substituir a linguagem. A adaptação do paciente ao retardamento (funcionamento adaptativo) pode ser influenciada por vários fatores, entre eles educação, motivação, traços de personalidade, oportunidades sociais e vocacionais, transtornos mentais e condições médicas gerais. Os problemas de adaptação tendem a melhorar com esforços terapêuticos, enquanto que o QI cognitivo costuma permanecer estável.
Retaro mental leve - Antigamente tambem denominado de oligofrenia leve ou debilidade mental Cerca de 85% dos portadores de retardo mental apresentam a forma leve do distúrbio. Nesse caso, a idade mental varia de 9 a 12 anos. Esses indivíduos apresentam dificuldades de aprendizado e têm prejuízo