PESQUISA II O SUJEITO SURDO
Livro: “LIBRAS? Que língua é essa?”
Autor: Audrei Desser
1 – Relate sobre os termos Surdo, Surdo-mudo e Deficiente auditivo. Qual é o termo correto que deverá ser utilizado para denominar a pessoa que tem surdez?
2 – Conceitue “Ruído Visual”
3 – Qual a importância do Intérprete de LIBRAS para o surdo?
4 - Porque a palavra Oralizar é vista pela comunidade surda como sinônimo de negação da Língua de sinais?
5 – O fato da pessoa surda não ouvir significa que ela não pode falar? Porque?
6 – Muitos acreditam que o uso da língua de sinais atrapalha a aprendizagem da língua oral. Você concorda? Porque?
01- Provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo. O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência.
O termo deficiente auditivo tem sido largamente utilizado por profissionais ligados à educação dos surdos. O uso da expressão deficiente auditivo, já foi muito criticado refletindo uma visão médico-organicista. Nela, o surdo é visto como portador de uma patologia localizada, uma deficiência que precisa ser tratada, para que seus efeitos sejam debelados.
02- Ruído visual diz respeito a interferências ou distorções que perturbam a harmonia ou a ordem num objeto ou composição, geralmente de maneira parcial, seja em formas orgânicas ou inorgânicas, bi ou tridimensionais.
03- O intérprete de Libras tem a função de ser o canal comunicativo entre o surdo, e os demais ouvintes. Seu papel é servir como tradutor entre pessoas que compartilham línguas e culturas diferentes.
04- oralizar para os surdos é sinônimo de negação porque é sinônimo de correção, de imposição de treinos exaustivos, repetitivos e mecânicos da fala, uma vez que oralizar quer dizer fazer uso de linguagem verbal.
05- Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. As pessoas surdas apresentam condições físicas e fisiológicas necessárias para falar. Algumas não falam porque não foram ensinadas,