reta
Dados Gerais
Disciplina
Professor
Aluno
Turma
Telefone
Análise do Texto
Título do Texto
Transição para a Sustentabilidade
Autor (es)
Nunes-Villela, 2010 (adaptado de Robèrt, 2006).
Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
Recuperação
Preservação
Educação
Princípios
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
Para orientar a transição, indicando a direção das ações sócio-ambientais, o
TNS propõe princípios validados junto à comunidade científica, adequados à promoção da sustentabilidade em ambientes complexos. De acordo com esses princípios, na sociedade sustentável (Robèrt, 2006: 35):
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
Os três primeiros princípios dizem respeito à recuperação e preservação do sistema de sustentação da vida, em linha com o conceito de desenvolvimento sustentável – “aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometera capacidade das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Esse conceito, publicado em 1987 no Relatório Nosso Futuro Comum ou Relatório Brundtland, introduziu o paradigma do desenvolvimento sustentável e passou a nortear as ações da ONU e dos organismos internacionais de fomento. O quarto princípio sustentável é convergente com o propósito de erradicar a extrema pobreza e a fome e criar mecanismos eficientes de inclusão social.
Os princípios sustentáveis agem como indutores da mudança e a expectativa é que sua observância conduza a práticas sustentáveis e alargue as paredes do funil que nos ameaçam.
Fazer a transição da sociedade insustentável para o modelo social baseado na sustentabilidade não é mais uma questão de escolha, mas uma necessidade extrema, como tem revelado inúmeras pesquisas e relatórios científicos. Somos premidos pela urgência e a questão central é quanto tempo nos resta.
A mudança do posicionamento passivo para uma intervenção transformadora da realidade socioambiental é o melhor efeito da educação